terça-feira, 31 de maio de 2011

Suco de Uva Integral



As sementes e a casca de uva contêm flavonóides, ácidos fenólicos e resveratrol, que mostraram ter atividades funcionais,  e alguns estudos verificaram semelhanças entre a atividade antioxidante do suco e do vinho tinto.

A atividade antioxidante do suco de uva integral se deve à presença de compostos fenólicos, que são substâncias amplamente distribuídas no reino vegetal, em particular nas frutas e em outros vegetais. Eles são conjuntos heterogêneos que apresentam em sua estrutura vários grupos benzênicos característicos, substituídos por grupamentos hidroxilas  e agem como antioxidantes não somente pela sua habilidade em doar oxigênio ou elétrons, mas também por causa de seus radicais intermediários estáveis que impedem a oxidação de vários ingredientes do alimento, particularmente de ácidos graxos e de óleos.

Além de sua atividade antioxidante, os compostos fenólicos possuem, também, várias propriedades biológicas que podem contribuir para um efeito cardioprotetor, incluindo a habilidade de inibir as atividades de agregação plaquetária e formação de trombose, além de reduzir potencialmente os lipídios plasmáticos. Existem ainda alguns artigos que relacionam os compostos fenólicos à função renal, câncer e cognição.

O suco de uva integral contém mais compostos fenólicos glicosilados do que o vinho, sendo que, estes compostos são mais facilmente absorvidos pelo organismo e , ainda, a ausência de álcool permite que o suco seja consumido pela maioria das pessoas, inclusive crianças e aquelas portadoras de algumas doenças, por exemplo, a hepatite.

Apesar de todos os benefícios citados, não podemos exagerar na dose: o suco de uva integral apresenta alto valor calórico e, portanto, deve ser consumido com moderação. A pirâmide alimentar recomenda o consumo de 3 a 5 porções de frutas ao dia e 1 copo de 200ml de suco corresponde à duas porções deste grupo. Aproveite o suco de uva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário